Conhecer rochas com milhões de anos na orla marítima do Porto
As rochas na faixa litoral do Porto são das mais antigas do país. Entre elas, há afloramentos rochosos com mais de 570 milhões de anos recortados por granitos com 290 milhões de anos. Este património, catalogado como Complexo Metamórfico da Foz do Douro é Património Natural Municipal e está consagradonum percurso - o Passeio Geológico da Foz do Douro - desde 2005
Corpo do artigo
É possível, então, percorrer o complexo rochoso que vai desde o Castelo do Queijo até ao molhe de Felgueiras, na Foz do Douro, aprendendo geologia ao mesmo tempo que se aprecia a floral local e ainda as vistas marítimas.
Há seis painéis explicativos no passadiço junto à praia e outros três painéis introdutórios no passeio das avenidas Montevideu e Brasil. Desde 2008, que os visitantes podem começar o percurso no Centro Interpretativo, situado na Rua de Diu, junto à praia dos Ingleses. Aí, podem assistir a um documentário, aceder a livros e material informativo e ainda a um guia de campo.
É possível marcar visitas, para escolas ou para grupos organizados, através do número de telefone 228349490. No âmbito do Ciência Viva, vai haver visitas guiadas, para visitantes com idade mínima de seis anos. Hoje, há uma, às 10 horas, mas há agendadas para Agosto e Setembro.