O ministério da Educação criou um novo órgão consultivo: um conselho composto por alunos do Secundário que vai emitir pareceres. O novo órgão vai ser de consulta obrigatória.
Corpo do artigo
O ministro da Educação presidiu esta segunda-feira à primeira reunião deste novo conselho. Os alunos foram selecionados através de uma candidatura. Desde 2016, sublinhou João Costa, que o Governo lançou o projeto “Voz dos Alunos” para que as escolas, de forma voluntária, criassem estruturas de audição regular dos alunos. O novo conselho, explicou o ministro, é colocar essa participação dos alunos “ao nível ministerial”.
Esta segunda-feira decorre uma ronda negocial no ministério entre o secretário de Estado da Educação, António Leite e os dirigentes sindicais. Em cima da mesa a vinculação nos quadros de cerca de 130 professores que dão aulas em escolas portuguesas no estrangeiro.
João Costa lamentou a interrupção da legislatura que pode pôr em causa a vinculação dos técnicos especializados nas escolas. O ministro, que já declarou o seu apoio a Pedro Nuno Santos, assumiu-se “disponível para continuar a servir o país em funções governativas” ou voltar a ser professor universitário.