Control apaga publicação por críticas de transfobia: "Teve graça para muitos, mas ofendeu outros tantos"
A marca de preservativos Control, que habituou o público a um marketing com comédia à mistura, por vezes contundente, removeu, esta quarta-feira, uma publicação das redes sociais, na sequência de vários comentários acusando a empresa de estar a passar uma mensagem transfóbica.
Corpo do artigo
“O pior é quando a descascas e vês minhoca”, lia-se na publicação, entretanto apagada. A frase, que faz uma referência a pessoas transgénero com uma piada sobre castanhas, gerou reações contrárias nas redes sociais. Se, por um lado, houve quem tenha considerado o post mais um caso de humor a que a marca acostumou o seu público digital, por outro, várias várias vozes críticas fizeram-se ouvir, defendendo que esse tipo de mensagem, mesmo que em tom humorístico, reforça a narrativa transfóbica e o preconceito associado aos corpos de pessoas trans.
"As pessoas no Facebook a rir de um post extremamente problemático", escreveu a comediante portuguesa Catarina Matos no X (antigo Twitter), acrescentando que não se está "a falar de limites do humor", mas sim "de humanidade e empatia". "Não me parece que este tom de comunicação praticado em Portugal esteja alinhado com os valores da marca internacional", rematou.
“Não, manos… Mau é quando descascas e não encontras a noção. Que é o que falta neste post da Control“, criticou, por seu turno, a jornalista da RTP Rita Marrafa de Carvalho. “Vocês não são humoristas ou comediantes. Se o forem, espero ver-vos em sede própria. Isto é bodyshaming puro [humilhação do corpo] com cheirinho a transfobia“.
Na sequência de vários comentários à publicação original e várias críticas que entretanto ganharam força nas redes sociais, a Control apagou a publicação, substituindo-a por um comunicado.
"O limite do humor é um limbo de sensibilidades. O post da castanha teve graça para muitos, mas ofendeu outros tantos e esse é obviamente o nosso limite. Agradecemos por isso a tod@s. Aos que sorriram e elogiaram, mas mais ainda aos que nos chamaram à razão. Seguimos junt@s! Love u [Amamo-vos]", escreveu a marca, num post publicado pouco depois nas redes sociais.