Corpo docente estável no agrupamento de Monção é crucial para melhorar resultados
O agrupamento de Monção, no distrito de Viana do Castelo, teve no ano letivo 2022/2023 a percentagem mais elevada do país no indicador de Equidade: 25 pontos percentuais entre a taxa de conclusão no tempo esperado de 95% e os 70% de média nacional das escolas com perfil semelhante.
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Saiba em que lugar ficou a sua escola no ranking
O diretor do agrupamento, Sérgio Gonçalves, aponta a estabilidade do corpo docente como fundamental para assegurar apoios e diagnosticar precocemente dificuldades dos alunos.
“Nunca temos turmas sem professor a uma disciplina”, garante Sérgio Gonçalves, assegurando não ter tido nos últimos anos, quando a falta de professores se agudizou no sul do país, dificuldades nas substituições de baixas ou preenchimento de horários. “Remamos contra a maré”, assume, sublinhando que a estabilidade do corpo docente é um dos fatores que mais contribuíram para a melhoria de resultados no agrupamento. Só entre 15 a 20 professores, num total de 200, são contratados.
Elevador social
Quando em 2015, o agrupamento ficou na “cauda” do ranking, decidiu criar um projeto de linguagem oral no Pré-Escolar para diagnosticar precocemente dificuldades nos alunos. Os anos iniciais de ciclo (1.º, 5.º, 7.º e 10.º ) são alvo de programa, as disciplinas com piores resultados têm apoios e, no Secundário, os alunos têm no horário mais uma hora por disciplina, para se preparem para os exames ou recuperarem aprendizagens. “Apostamos nos apoios os nossos recursos. O trabalho está agora a dar frutos”, explica Sérgio Gonçalves. Este ano, na tabela geral, o agrupamento ficou no primeiro terço do ranking, no 141º lugar.
O presidente do Conselho das Escolas também insiste que a falta de professores é um fator determinante que começa a ter reflexo nos indicadores.
“É crucial os alunos terem aulas”, afirma António Castel-Branco, defendendo que só com recursos as escolas conseguem cumprir a sua missão de “elevador social”.
Na tabela de “Equidade”, em 2022-2023, 14 escolas, todas públicas, conseguiram um resultado acima de 20%. De resto, entre 503 unidades orgânicas, surgem 28 colégios e só dois têm dados: S. João de Barros e Miramar com Equidade de 15,1 e de 11,6. O indicador compara a percentagem de alunos com Ação Social, que concluiram o Secundário em três anos, com uma média nacional entre escolas com o mesmo perfil.