Corrida a medicamentos para a hiperatividade faz suspender exportação
Suspensão temporária devido ao aumento da procura daqueles medicamentos para crianças e jovens. Autoridade garante que há alternativas no mercado nacional.
Corpo do artigo
Face ao aumento da procura, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) suspendeu, temporariamente, as vendas para o estrangeiro de determinados fármacos contendo metilfenidato, indicado no tratamento da perturbação de hiperatividade e défice de atenção, nomeadamente de crianças e de jovens. Ao JN, o Infarmed assegura haver alternativas no mercado nacional e que está a tomar todas as diligências para regularizar o abastecimento daqueles fármacos. Que prevê no início do segundo trimestre do próximo ano.
Na lista de medicamentos cuja exportação ou distribuição para outros estados-membros da União Europeia (UE) está temporariamente suspensa desde o passado dia 16 de novembro, constam 19 apresentações de fármacos que têm como substância ativa o metilfenidato. Na lista até então em vigor e aprovada no início de outubro, constavam três apresentações.