Ex-chefe de Governo participa no dia 31 num jantar da Academia Socialista. Pedro Nuno e Montenegro assinalam ambos arranque político a 1 de setembro
Corpo do artigo
Pedro Nuno Santos vai contar, no dia 31 deste mês, com António Costa, novo presidente do Conselho Europeu, num jantar da Academia Socialista no Hotel dos Templários em Tomar, enquanto a eurodeputada Marta Temido fará a abertura, às 18 horas do dia 28, adiantou fonte do PS. Os líderes dos principais partidos assinalam a rentrée no mesmo dia: 1 de setembro. Primeiro, Luís Montenegro, no encerramento da Universidade de Verão, em Castelo de Vide, e depois Pedro Nuno no final da academia, em Tomar.
O próximo Orçamento do Estado (OE) será tema incontornável no arranque do novo ano político, prevendo-se que os líderes adiantem algumas propostas concretas, enquanto o Chega volta a acenar com o tema da imigração para reforçar a pressão nas negociações. André Ventura, que voltou a escolher o Algarve para a sua rentrée de hoje, propôs um referendo sobre imigração como condição para viabilizar o OE de 2025.
Segue-se a Iniciativa Liberal que, depois de amanhã, fará em Quarteira, Algarve, a sua festa “A’gosto da Liberdade”.
Na segunda-feira, dia 26, começa a Universidade de Verão, uma iniciativa conjunta de PSD, JSD, Instituto Francisco Sá Carneiro e Partido Popular Europeu. Dois dias depois, arrancará a academia promovida por PS, JS e o grupo europeu dos Socialistas e Democratas.
Capitalizar europeias
Ambas as iniciativas terminam a 1 de setembro. O líder do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, fará o seu discurso no encerramento da Universidade de Verão, que começa ao meio-dia. À tarde, será a vez do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, assinalar a rentrée política, no final da Academia Socialista. Nesta iniciativa, desta vez em Tomar, fonte oficial do PS confirmou que António Costa fará a sua reaparição num jantar do dia 31. Carlos César intervirá no jantar do primeiro dia, 28. Mas antes a ex-ministra Marta Temido, que levou Pedro Nuno a cantar vitórias nas europeias, estará na abertura às 18 horas.
Aos alunos será lançado o desafio para que pensem numa política pública para o concelho de Tomar, no âmbito das autárquicas.
Quanto à Universidade de Verão do PSD, que se realiza sempre em Castelo de Vide, o programa de uma semana inclui a simulação da Assembleia e apresentação de trabalhos de grupo. No primeiro dia, há uma homenagem a Salgueiro Maia, símbolo da Revolução dos Cravos. E, no segundo, Sebastião Bugalho falará da “estabilidade na incerteza” no espaço europeu. Na quinta-feira, dia 29, haverá um jantar-conferência com Luís Marques Mendes.
O canoísta Fernando Pimenta e o maestro Rui Massena são outros participantes na Universidade de Verão do PSD, tal como Nuno Severiano Teixeira, convidado socialista.
Saber mais
Comício do Chega
O Chega voltou a escolher o Algarve para a rentrée. O jantar-comício realiza-se hoje em Olhão e já ficou marcado pelo repto de Ventura, que condiciona o Orçamento a um referendo sobre imigração.
Festa da IL
Vai assinalar o novo ano político depois de amanhã em Quarteira, no Algarve, com a sua tradicional festa “A’gosto da Liberdade”, que terá música ao vivo, animação e jantar ao ar livre.
BE tem Santos Silva
O Fórum Socialismo decorre em Braga de 30 deste mês a 1 de setembro. O socialista Santos Silva, presidente do Parlamento que entrou em rota de colisão com o Chega, é um dos oradores e falará sobre combate à extrema-direita.
Festa do Avante
A Festa do Avante que marca a rentrée comunista será de 6 a 8 de setembro na Quinta da Atalaia (Amora, Seixal).
PAN em Gaia
O PAN vai assinalar o novo ano político no dia 14 com um evento no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia.
“Os setembristas”
O habitual evento do Livre “Os setembristas” vai decorrer em Ílhavo, a 15 e 16 de setembro, com palestras e visitas.