Maioria dos documentos que serve para aceder a várias atividades comprovam a vacinação.
Corpo do artigo
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) emitiram, até à última sexta-feira, mais de 7,5 milhões de certificados digitais covid-19, o atual "passaporte"para viajar de avião, entrar em hotéis e restaurantes ao fim de semana e participar noutras atividades que implicam aglomeração de pessoas.
Segundo informação enviada ao JN pela SPMS, a esmagadora maioria dos certificados emitidos atestam a vacinação (7,1 milhões), cerca de 203 mil são certificados de testagem e mais de 228 mil correspondem a certificados de recuperação da doença.
Os números expressam a elevada taxa de vacinação no país, que deverá atingir 85% da população no final do mês. Os certificados emitidos não correspondem ao número de portugueses vacinados, testados e recuperados, mas a todos os documentos emitidos (pode ser mais de um por pessoa), seja na aplicação móvel SNS24 ou no portal do SNS24.
O Certificado Digital Covid UE é um projeto da União Europeia criado para facilitar a circulação livre e segura nos estados-membros. Em Portugal, pode ser utilizado para acesso a eventos de natureza cultural, desportiva, casamentos e batizados, para alojamento em hotéis ou acesso ao interior dos restaurantes aos fins de semana e feriados. Permite ainda a entrada em bares e outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo, bem como casinos, bingos, termas, spas ou aulas em ginásios.
Tendência para acabar
À medida que os processos de vacinação atingem taxas elevadas, os países tendem a deixar cair a obrigatoriedade de apresentação do certificado digital. Na última sexta-feira, a Dinamarca eliminou este requisito para entrar em estabelecimentos noturnos, acabando assim com todas as medidas de combate à covid-19 em vigor no país. Anteontem, o Reino Unido (que não integra a UE) anunciou ter renunciado ao projeto que previa a introdução do certificado de vacinação para aceder a locais muito frequentados em Inglaterra, considerando-o "supérfluo" devido ao sucesso da campanha de vacinação.
Saber mais
Reunião no Infarmed
A próxima reunião sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 no país, juntando políticos e especialistas, vai ser na quinta-feira no Infarmed, em Lisboa. No encontro, previsto para as 15 horas, será debatido o novo patamar do processo de desconfinamento.
23 mil faltaram à vacina
Cerca de 131 mil jovens dos 12 aos 15 anos foram vacinados contra a covid-19 no fim de semana, dos quais mais de 127 mil receberam as segundas doses. Cerca de 23 mil faltaram ao agendamento, informou a task-force da vacinação.