Tiago Marques tem apenas 18 anos, mas já fez história em Portugal: venceu sete vezes consecutivas as Olimpíadas da Matemática e já soma sete medalhas de ouro.
Corpo do artigo
O aluno do 12.º ano do Colégio Internato Claret, em Pedroso (Gaia), e residente na Feira, é o primeiro a conseguir o ouro em todos os anos de participação possíveis (do 6.º ao 12.º anos).
O próximo desafio é representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais, equipa que integra desde o 9.º ano. Ainda não tem a certeza do que quer fazer no futuro, mas sabe que será algo ligado à matemática. Já entrou nalgumas universidades e tem por onde escolher.
Tiago não esconde o orgulho pela conquista, mas reconhece que só a conseguiu com muito esforço. "Sempre tive o sonho, a vontade, de ir todos os anos e tentar. E com trabalho consegui", confidencia ao JN. Sempre gostou bastante de matemática, "desde a primária", conta. Mas foi quando ganhou a sua primeira medalha de ouro, no 6.º ano, que percebeu o talento que tinha. Já tinha participado noutras competições antes do 6.º ano, mas foi um professor, ao reconhecer o seu talento, que o aconselhou e incentivou a concorrer.
Atleta de natação
Ganhar as Olimpíadas da Matemática não é para todos, exige "estudo, prática", e muito treino. O aluno está inserido num programa da Universidade de Coimbra, em que treina matemática com colegas e coloca-se à prova em "competições amigáveis". Tiago não tem "um programa muito rígido". Contudo, tenta dedicar, pelo menos, meia hora por dia e há outras alturas em que dedica mais tempo.
Fora da esfera dos estudos, é atleta de competição de natação e esforça-se para conciliar os treinos com a matemática. Tem de se fazer escolhas, avisa.
As Olimpíadas da Matemática dividem-se em três categorias que funcionam como escalões: Júnior (6.º e 7.º anos); categoria A (8.º e 9.º anos); e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Tiago venceu em todas as categorias em todas as edições que participou. Concorrem 30 alunos por categoria e a competição divide-se em três fases. A primeira eliminatória, realizada na escola mãe, a segunda eliminatória e a final, que decorreu durante dois dias na categoria em que Tiago está inserido.
O jovem não disfarça a felicidade. "Estou bastante feliz", atira, mas revela que sente o "nervosismo" para conquistar os resultados que esperam de si. "As pessoas começam a esperar que eu alcance o resultado, torna-se um pouco stressante".
Na escola, as notas que tem a matemática são espelho dos resultados que consegue nas olimpíadas, porém Tiago não fica por aí: tem 20 valores a todas as disciplinas e só Educação Física é que estraga o pleno, em que tem 19 valores.