O mercado das criptomoedas está novamente em queda após uma pequena recuperação no início do ano. Falências e decisões dos bancos centrais em aumentar as taxas de juro prejudicam o mercado.
Corpo do artigo
O que são criptomoedas?
As criptomoedas são uma forma de dinheiro digital que pode ser utilizada para fazer compras e investir. A principal diferença das criptomoedas face às moedas tradicionais, como o euro ou o dólar, é que não são emitidas por nenhum governo nem verificadas por um banco. A criptomoeda mais antiga e a mais conhecida é a bitcoin.
Quantos portugueses usam este mercado?
É difícil de contabilizar. Um estudo de 2018 da Future Behind refere que o universo das criptomoedas em Portugal é dominado pelos homens. 93,8% dos utilizadores são do sexo masculino e 6,2% são do sexo feminino. Lisboa contribui com 29,7% e o Porto com 18,8%.
Há uma crise no universo das cripto?
Sim. Desde novembro de 2021 que o mercado tem estado em queda depois de várias moedas, principalmente a bitcoin, terem batido todos os recordes de valorização. Uma bitcoin chegou a valer 55 mil euros. Atualmente está nos 21 mil euros, uma queda superior a 60%. Com esta nova onde de desvalorização, iniciada há 15 dias, a moeda caiu 13%.
A que se deve a nova onda de queda?
Principalmente porque o banco de criptomoedas Silvergate acaba de ser liquidado. O efeito de contágio da insolvência de outras instituições acabou por afetá-lo. O banco Silvergate é conhecido por ser o principal canal de pagamento de criptomoedas, ligando a indústria cripto com o sistema bancário tradicional.