As falhas no mapa interativo das urgências foram criticadas, esta quarta-feira, por deputados da Comissão de Saúde. A ministra explicou que só os serviços que encerram 24 horas aparecem como fechados. O que levou a deputada do BE, Marisa Matias, a concluir que, então, "a realidade é bem pior do que aparece".
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O mapa interativo, disponível no Portal do SNS desde 25 de junho, foi criado para informar os utentes sobre o estado dos serviços de urgência (Geral, Ginecologia/Obstetrícia e Pediátrica) no próprio dia e nos dias seguintes, com informação atualizada em tempo real pelos hospitais.
Como o JN noticiou esta quarta-feira, há falhas na informação porque há urgências que estão fechadas em determinado período, por exemplo durante a noite, e aparecem sinalizadas a verde (abertas). Não havendo informação adicional sobre o estado do serviço no período em que não estão abertas.
Tal situação, segundo a consulta feita ontem pelo JN, acontecia com mais de uma dúzia de urgências.
"Eu não diria que o portal tem erros", disse a ministra da Saúde, explicando que "o portal só coloca a vermelho as urgências que estão encerradas 24 horas", tal como ficou "definido com os hospitais".
Em resposta à deputada do BE, Marisa Matias, a ministra admitiu que podem ser feitas alterações, desde que os hospitais carreguem a informação dessa forma. "Podemos mudar essa opção, podemos evoluir", afirmou.
Na reação, Marisa Matias concluiu: "Então a realidade é bem pior do que aparece no mapa publicado e pode haver urgências encerradas e marcadas a verde. De facto, há muito por onde melhorar senhora ministra".
Para a deputada Susana Correia, do PS, ter sistemas de informação tão bons e não dar a melhor informação aos utentes é o mesmo que arrancar os papéis que dizem encerrado da porta das urgências. "O mapa pode não ter erros, mas não tem a informação útil e simples que o utente procura", observou.
Já Miguel Guimarães, do PSD, desvalorizou. "Os portais também têm falhas, são alimentados por nós e podem ter falhas", referiu.