Os CTT - Correios de Portugal lançaram, esta quarta-feira, a edição exclusiva de dois novos selos dedicados à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá trazer um milhão de peregrinos e o Papa Francisco a Portugal daqui a menos de duas semanas a Lisboa
Corpo do artigo
A partir desta quarta-feira, os CTT vão passar a emitir uma edição exclusiva de dois novos selos, criada em conjunto com a JMJ Lisboa 2023, para assinalar a primeira vez que Portugal irá abrir portas ao encontro mundial de jovens com o Papa, entre 1 a 6 de agosto. A coleção, que conta ainda com um bloco filatélico com um selo, foi lançada esta tarde na Igreja dos Navegantes, em Lisboa, na presença do bispo auxiliar de Lisboa e responsável pela Fundação JMJ 2023, D. Américo Aguiar.
Nesta 2.ª emissão exclusiva - com a visita do Papa Francisco a Portugal como tema - estão disponíveis para venda dois selos: um com a imagem de um grupo de jovens voluntários e outro com a figura do Santo Padre, ambos com o símbolo do evento mundial. Os selos custam 0,61 euros e 1,15 euros, respetivamente, e cada um tem uma tiragem de 75 mil examplares.
Já o bloco filatélico com um selo diferente, no valor de 3 euros, tem um tiragem de 20 mil. O bloco tem na capa a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani que retrata a Virgem Maria com o menino Jesus nos braços. São estes símbolos da JMJ que têm peregrinado, desde novembro de 2021 até este mês, pelas 21 dioceses de norte a sul de Portugal, como forma de anunciar o evento.
Ainda no dia 1 de Agosto do ano passado, os CTT lançaram os primeiros dois selos da série dedicada à JMJ, cada um igualmente com uma tiragem de 75 mil. Os selos, e custam 0,57 euros e 1,05 euros, respetivamente. Os desenhos destes dois selos foram inspirados no lema escolhido pelo Santo Padre para esta edição do evento: "Maria levantou-se e partiu apressadamente".
Nessa 1.ª emissão, os CTT lançaram também um bloco fitalético com um selo especial, no valor de 3,50 euros. Através da aplicação "CTT Filatélia" de realidade aumentada para smartphones Android ou iOS a imagem do bloco permite assistir a uma mensagem em vídeo do Papa Francisco a convidar os jovens de todo o mundo para a jornada em Lisboa.
Todas as visitas papais foram ilustradas com emissões de selos. Desde 1895 que os CTT têm colaborado com a Igreja Católica ao nível filatélico de forma constante ao longo dos anos. Nesse ano, os correios emitiram a série monumental de selos dedicada aos 700 anos do nascimento de Santo António. "Desta forma, este acontecimento histórico que se concretiza este ano em Lisboa, teria obrigatoriamente de fazer parte do nosso plano filatélico nacional", apontou os CTT, em comunicado de imprensa.