De 5 a 23 de agosto, alunos universitários vão aprender a navegar. O navio Creoula acolhe-os a bordo e a Universidade Itinerante do Mar dá o curso, este ano centrado nos Açores.
Corpo do artigo
O Curso de Mar da Universidade Itinerante do Mar (UIM) deste ano centra-se nos Açores. "O Oceano Ibérico. Os Açores, uma Ponte na Conexão Americana" é o tema que dá o mote ao curso que decorre de 5 a 23 de agosto, a bordo do Creoula, um navio da Marinha com 75 anos.
Destinado a alunos do ensino superior, o curso vai abordar o posicionamento geo-estratégico nas "relações entre a América do Norte e a Europa", assim como questões relacionadas com o potencial dos mares e projetos de desenvolvimento local e regional.
Os participantes terão formação a bordo do navio e atividades de navegação. Além do registo de diários de bordo, pretende-se que os alunos façam um trabalho ou projeto que lhes permitirá obter seis créditos na universidade que frequentam. A navegação será complementada com seminários em terra.
O percurso do navio passa por Ílhavo, Santa Maria, São Miguel, Faial e Lisboa. Durante os dias 2 e 3 de agosto é feita a concentração dos alunos, e a partida de Ílhavo para Santa Maria é no dia 5.
O navio chega à ilha no dia 11 e parte no mesmo dia para São Miguel, onde fica de 12 a 14. Depois parte para o Faial onde chega dia 15 e de onde parte para Lisboa dia 17, com chegada prevista no dia 23.
O curso, criado em 2006, é promovido pelas universidades do Porto e de Oviedo e pela Escola Naval. É dada prioridade aos alunos das universidades promotoras, havendo um número limitado de vagas para alunos de outras instituições. O custo para alunos da Universidade do Porto é de 450 euros, para alunos de outras universidades é de 600 euros e as inscrições podem ser feitas no site do curso.