D. Fernando Paiva é o novo bispo de Beja. Desempenhava até agora a função de pároco de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, e era vigário da mesma diocese.
Corpo do artigo
O padre, de 61 anos, foi ordenado presbítero a 10 de abril de 2005. É membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. É ainda presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.
"Uma escolha de confiança e de sinalização de quanto são importantes os nossos padres", refere D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, numa mensagem sobre a nomeação. " Vão ter um bispo extraordinário. Nós ficamos agridoces, felizes pela notícia, mas tristes por não contarmos com a colaboração do padre Fernando Paiva" considerou.
Entre 2005 e 2017, o agora bispo de Beja desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almeida: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor, lê-se no site da diocese de Setúbal. Foi ainda responsável pelo acompanhamento do padres novos e pela formação permanente do clero. É membro do Conselho Presbiteral desde 2014, tendo sido secretário do organismo diocesano entre 2021 e 2022.