O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, foi reconduzido para um novo mandato como presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). A eleição teve lugar, esta terça-feira, durante a assembleia plenária deste organismo, que decorre em Fátima até quinta-feira.
Corpo do artigo
D. José Ornelas, que está no cargo há três anos e que tinha manifestado vontade em retirar-se da função, viu, assim, reforçada a confiança dos seus pares, que o reelegeram para mais um mandato (2023-2026).
Como vice-presidente da CEP mantém-se Virgílio do Nascimento Antunes, bispo de Coimbra, sendo que o padre Manuel Barbosa continuará também como secretário deste organismo, caindo por terra a possibilidade que estava em cima da mesa de os bispos escolherem um leigo para o cargo, situação prevista na nova versão dos estatutos da CEP, aprovada pela Santa Sé no final de março.
Como vogais do Conselho Permanente da CEP foram eleitos D. Francisco Coelho, arcebispo de Évora, D. Manuel Linda, D. José Traquina e D. António Ramos, respetivamente, bispos do Porto, de Santarém e de Aveiro. Por seu lado, D. Manuel Clemente, integra este organismo por inerência da função de Cardeal Patriarca de Lisboa.