Vídeo criado por Daniel Lara e Josh Holz, adolescentes californianos, tem milhões de visualizações e partilhas nas redes sociais. Jovens até já foram ao programa de Ellen DeGeneres.
Corpo do artigo
Se tem mais de 20 anos e/ou está pouco familiarizado com os fenómenos de viralidade das redes sociais e, nos últimos dias, tem ouvido várias vezes a frase "Damn, Daniel!"... não tema. Nós explicamos o fenómeno.
"Damn, Daniel!" (frase exclamativa que, em português corrente, se poderá traduzir como "caramba, Daniel!") é um dos vídeos mais partilhados dos últimos dias nas redes sociais (esta terça-feira, registou 45 milhões de visualizações). São apenas alguns segundos em que um adolescente surge, em vários momentos, em ambiente escolar ou na rua, a caminhar e a sorrir para a câmara. Ouve-se também uma voz que, em cada segmento, diz "Damn, Daniel!", fazendo também comentários às sapatilhas brancas de Daniel (que são da marca Vans).
Daniel Lara e Josh Holz, o protagonista e o autor, 14 e 15 anos, são norte-americanos e vivem em Riverside, no estado da Califórnia. Divulgaram o vídeo (que é, na realidade, um conjunto de pequenas gravações postadas originalmente na rede social Snapchat) no Twitter a 16 de fevereiro e... o resto é história.
[twitter:699432086965366784]
Milhões de partilhas, gostos, memes (reproduções, em imagem, vídeo ou som, inspiradas na criação original), campanhas de social media de marcas que, à boleia de "Damn, Daniel!", tentam captar o interesse do público mais jovem (veja-se, abaixo, o caso da marca de lixívia, Clorox) e, claro, a atenção dos media tradicionais.
[twitter:700466448754466818]
Daniel e Josh, tal como muitas pessoas que se tornaram famosas da noite para o dia graças às redes sociais (e de quem, na próxima semana, ninguém se irá lembrar) marcaram presença no "talk show" de Ellen DeGeneres onde, entre outras coisas, ganharam um fornecimento vitalício de sapatilhas da marca Vans.
[youtube:_LUX70mXcEE]
Paralelamente, no site de leilões eBay, um outro fenómeno aconteceu: sapatilhas brancas iguais às de Daniel Lara, e identificadas como sendo as do próprio jovem (o que é altamente improvável, uma vez que há vários pares à venda), atingiram licitações com valores tão astronómicos quanto 363 mil euros.
"É um bocadinho caro, não é?", disse Daniel, entre risos, quando Ellen DeGeneres o confrontou com as licitações. "Sinto-me mal pelas pessoas que licitaram porque os sapatos nem sequer são os meus", disse o jovem. O protagonista do vídeo viral revelou ainda que, além de dezenas de pedidos para tirar "selfies" até já recebeu propostas de casamento. "Não estou com pressa para casar", garantiu.