De Braga a Olhão: este ano já foram batidas 17 máximas de temperatura
Os extremos climatológicos registaram-se em fevereiro, março, abril e julho em estações do IPMA espalhadas por todo o país.
Corpo do artigo
Com a temperatura global a bater recordes sucessivos, as estações meteorológicas da rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registaram 17 valores máximos da temperatura desde o início do ano. De Braga a Olhão, os recordes verificaram-se em várias regiões do país e em diferentes estações do ano. Já o recorde da temperatura mais alta em Portugal continua a pertencer à Amareleja que, em 2003, chegou a atingir 47,3 graus.
De acordo com os dados adiantados ao JN, a estação meteorológica de Coruche registou em fevereiro o primeiro extremo climatológico do ano. Ainda assim, em março foram verificados nove recordes nas estações de Monção, Lamas de Mouro, Montalegre, Vinhais, Ponte de Lima, Cabril, Braga e Cabeceiras de Basto. Em abril, há registo de quatro novos valores máximos: em Viseu CC, Chaves. Olhão e Arouca. Já no verão, em julho, foi a vez das estações do cabo Carvoeiro (32,4 graus), em Peniche, de Alcoutim (43,7 graus) e Olhão (42 graus) registarem novos extremos.