Joana Pais de Brito volta a interpretar a cantora Ana Malhoa no programa de humor da RTP1, "Donos Disto Tudo".
Corpo do artigo
É a equipa de Sérgio Alxeredo (mestre da arte da caracterização que iniciou o seu percurso nos bastidores da televisão no Chuva de Estrelas, em 1998) que, durante três horas e meia, transforma Joana Pais de Brito em Ana Malhoa.
A atriz de 31 anos, a mais nova do elenco do programa de humor dos sábados à noite da RTP1, Donos Disto Tudo, tem feito furor nas redes sociais pela interpretação cómica da cantora, filha de José Malhoa, e também da apresentadora da TVI, Cristina Ferreira.
Acompanhámos o longo (e, por vezes, doloroso), processo que faz com que a atriz se transforme em Ana Malhoa. Ana Steiner começa por aplicar sombras, lápis de olhos, eyeliner. É um processo lento, meticuloso. "A Cristina Ferreira demora mais tempo", diz a maquilhadora. Depois dos olhos, é a vez da boca. Ao longo de mais de meia hora, os lábios finos de Joana Pais de Brito transformam-se na boca carnuda da intérprete de Tá Turbinada.
A primeira parte do processo de transformação termina com a aplicação de um sinal do lado esquerdo da face e de longas pestanas postiças. É a vez de António Cortez assumir o controlo da operação... e de aplicar a longa cabeleira, tão característica da cantora.
"Eu quero ver esses braços no ar!", atira, em jeito de brincadeira, o hairstylist, imitando uma das mais icónicas frases de Ana Malhoa, enquanto vai prendendo, puxando e penteando o cabelo de Joana. "Vou tentar fazer um ar de felicidade", diz a atriz, em claro sofrimento.
"Agora é a parte chata em que eu vou espetar alguns ganchos para criar tensão", explica António Cortez... Dói só de ver. Elásticos, ganchos, um pesadíssimo postiço de longos cabelos pretos, uma faixa de brilhantes para esconder a extensão... e eis Ana Malhoa. Ou quase... falta a roupa e as unhas postiças, que Ana Steiner aplica num abrir e fechar de olhos.
Joana Pais de Brito retira-se para a sala de guarda-roupa e é aí que "ganha" a silhueta voluptuosa de Ana Malhoa. Uns minutos depois eis a atriz, já em personagem, com um decote vertiginoso, um jump suit coleante, com padrão de leopardo, muito ao estilo da cantora de música ligeira.
"Yo no soy uma bomba de asma! Soy una bomba de fiiestaaaaaa!", é uma das frases que os telespectadores de Donos Disto Tudo poderão ouvir no sketch que se passa num centro de dia. O resto? O resto é segredo... para desvendar no programa de humor da RTP1, aos sábados à noite.