É em pleno coração de Esposende, na rua 1.º de Dezembro - conhecida por rua Direita -, que se pode encontrar um mundo de sabores regionais e tradicionais. Em De Lili & Cª. Gourmet, a tradição e modernidade andam de mãos dadas desde 2009.
Corpo do artigo
A qualidade dos produtos e do serviço tornam este salão de chá, pastelaria e loja gourmet num espaço de referência.
O nome homenageia a mãe dos proprietários, os irmãos Paulino Alves e Maria da Conceição Serra. "A minha mãe era conhecida pela Lili das clarinhas", explica o sócio-gerente, de 55 anos.
A entrada faz-se entre móveis datados, onde os produtos regionais prendem a atenção. Desde queijos, fumados, vinhos, licores ou especiarias, passando por bolachas e folhas secas, fabricadas ali mesmo, e chocolates para todos os gostos e feitios.
Receitas que vêm de longe
Ao fundo, uma vitrina com bolos variados, também de fabrico próprio, com destaque para a especialidade da casa: Pastéis de Lili. "Usamos a receita de antigamente e a que a minha mãe fazia. É uma massa fina - estendida manualmente e pastel a pastel -, crocante e um recheio de chila, equilibrado com a gema de ovo. O equilíbrio é que faz a diferença", destaca Paulino Alves.
Em época natalícia, também faz sucesso o Bolo de Lata. "É feito com frutas na própria lata e tem uma validade de 45 dias. É muito procurado", salienta, destacando ainda as folhas crocantes e. "Nesta altura de Natal, fazemos uma edição limitada com sabor a canela e vinho do Porto", observa.
Depois do verão, Paulino Alves procura fórmulas para contrariar a sazonalidade de Esposende e, para isso, aposta em refeições saudáveis ao almoço. "São feitas com produtos biológicos, muitos sem glúten e há muitos pratos sem carne. Era um nicho de mercado ainda por explorar aqui e nós aproveitamos", refere. Mas a chave do sucesso é, segundo o empresário, "a qualidade dos produtos e o atendimento".