De Portugal ao Brasil, imagens da Virgem Peregrina visitam seis países este ano
Entre a Europa e a América do Sul, as imagens da Virgem Peregrina de Fátima, réplicas da Nossa Senhora da Capelinha das Aparições, vão realizar mais de 15 viagens este ano, informou o Santuário de Fátima. Em Portugal, as imagens vão passar por Vale de Cambra, Coimbra, Santarém, Felgueiras e Mafra.
Corpo do artigo
As imagens de Nossa Senhora de Fátima vão regressar aos mesmos destinos do ano passado, alterando apenas as dioceses a visitar. As viagens vão dividir-se entre dois continentes, com passagem por cidades de Portugal, Espanha e Itália, na Europa; e pela Venezuela, Colômbia e Brasil, na América do Sul, "levando consigo a mensagem de Fátima a iniciativas locais que assinalam o Ano Jubilar".
De acordo com a informação publicada no site do Santuário de Fátima, a Virgem Peregrina vai passar por várias dioceses nacionais. Para assinalar o Ano Jubilar e a 40.ª peregrinação paroquial a Fátima, a imagem vai estar nas paróquias de São Pedro de Castelões e São João Batista de Cepelos, em Vale de Cambra, vai passar pelas diversas paróquias da Unidade Pastoral do Mondego, em Coimbra, e estará no Santuário de Santa Quitéria, em Felgueiras, por iniciativa da Confraria do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria. Em Portugal, estão ainda previstas visitas por várias paróquias de Santarém, completando as celebrações dos 50 anos da diocese, iniciadas em outubro passado, e às instituições das paróquias de São Miguel de Alcainça e de Nossa Senhora da Conceição de Igreja Nova, ambas em Mafra. Esta última visita decorrerá em maio, mês dedicado a Maria.
Em Espanha, a Virgem Peregrina vai assinalar os 70 anos da primeira visita à paróquia de Nuestra Señora de La Consolación, em El Pedroso (Sevilha) e os 75 anos do encontro na paróquia de Santa Catalina Mártir, em Higuera la Real (Badajoz). Está prevista ainda uma visita à Hospitalidad Diocesana de Sevilla-Lourdes.
Numa iniciativa promovida pelo Apostolado Mundial de Fátima, uma das réplicas vai deslocar-se à diocese de Lombardia e Veneto, em Itália. No mesmo país, haverá mais duas imagens a circular: uma delas visita as dioceses de Sabina-Poggio Mirteto e de Lanciano-Ortona, para celebrações marianas e com o objetivo de marcar o Ano Jubilar de 2025, a outra vai à diocese de Brescia e a diversas dioceses.
As cidades americanas que vão receber a Virgem
Cruzando o Atlântico, a Virgem Peregrina regressa ao Brasil, onde estará nas cidades de Sumaré e Guarujá, no estado de São Paulo, e no Rio de Janeiro, na diocese de Campos dos Goytacazes, para celebrar os 25 anos da Comunidade Mariana Aliança Eterna. No ano passado, as visitas ocorreram no Ceará, em Brasília e no Rio de Janeiro. Na Colômbia, a réplica de Nossa Senhora de Fátima vai percorrer várias dioceses na abertura do centenário das Aparições do ciclo Cordimariano e, na Venezuela, será recebida na Paróquia de Nossa Senhora de Las Mercedes.
De acordo com o Santuário de Fátima, a passagem pela Venezuela, no ano passado, por alguns dos estados mais afetados pela crise do país, onde "a escassez de recursos e a insegurança fazem parte do quotidiano", levou um "sopro de esperança ao povo" e foi acolhida "com grande emoção pela população".
Feita de acordo com indicações da Irmã Lúcia, a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemaente pelo arcebispo de Évora, a 13 de maio de 1947. Desde essa data, a Virgem percorreu países do Mundo inteiro, o que levou o Santuário a construir réplicas para atender "às inúmeras solicitações".