Depois de um fim de semana de Páscoa chuvoso, a semana de 21 a 27 de abril marca uma mudança nas condições meteorológicas em Portugal Continental, com o regresso do tempo seco, estável e temperaturas mais elevadas.
Corpo do artigo
A segunda-feira, 21 de abril, ainda será marcada por precipitação, especialmente nas regiões do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, devido à passagem de uma frente atlântica. A partir de terça-feira, o anticiclone impõe-se e as condições melhoram gradualmente, com sol e subida das temperaturas, em especial no Centro e Sul, onde se poderão atingir os 26ºC até quinta-feira, explica Hélder Silva Lopes, professor e investigador no Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território e redator da Meteored.
Prevê-se nortada no litoral durante as tardes, o que manterá temperaturas mais frescas junto ao mar. Já o interior do país deverá registar valores acima dos 23ºC durante vários dias. Nas ilhas, o tempo manter-se-á globalmente ameno, com vento mais intenso na Madeira e possibilidade de precipitação nos Açores no fim de semana.
No sábado, espera-se algum vento e frescura no litoral, enquanto domingo, embora com maior incerteza que carateriza as previsões mais longas, deverá ser solarengo, com temperaturas elevadas também junto à costa. Ainda assim, prevê-se acentuado arrefecimento noturno.