Depois da depressão Daniel, a Elsa traz chuva forte e agitação marítima pelo menos até sexta-feira. O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) alerta para a possibilidade de inundações e cheias.
Corpo do artigo
Segundo o IPMA, cinco distritos de Portugal continental - Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Aveiro - estarão entre as 18 horas e a meia-noite sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada. Já os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria estarão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 3 horas de quinta-feira.
Entre as 15 horas de hoje e as 21 de amanhã, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estarão sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral, e até 110 quilómetros nas terras altas.
11631758
Sob aviso amarelo devido à agitação marítima estão ainda Viana do Castelo, Braga, porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, onde se preveem ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros até às seis horas da madrugada de quinta-feira.
O IPMA colocou ainda as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora entre o meio-dia e a meia-noite.
O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.