A deputada Rita Matias, uma das principais figuras do partido Chega, associou o aumento da imigração a um alegado aumento de casos de zoofilia.
Corpo do artigo
"A zoofilia aumentou. A imigração descontrolada também. Claro que estes factos isolados não terão relação entre si…", escreveu Rita Matias, na quinta-feira, numa publicação no X (antigo Twitter), insinuando que existe uma relação entre imigrantes e um suposto aumento dos casos de zoofilia. Além de não haver evidência de que esse tipo de crime esteja a aumentar, como afirmou a militante, não há também, naturalmente, qualquer ligação com a imigração.
A deputada reagia a um caso noticiado esta semana pelo JN: um homem encontrado desmaiado pela PSP depois de violar uma ovelha em Vila Real. A PSP foi mobilizada, no domingo à noite, para um campo próximo do bairro da Banda Filarmónica, na zona de Mateus. Quando a Polícia, os bombeiros e o INEM chegaram ao local, o cenário era "confrangedor".
Segundo o relato de uma testemunha, dois corpos, um de homem e outro de uma ovelha, jaziam por terra. As autoridades pasmaram-se com o que viram a seguir: a ovelha, sem vida, estava ensanguentada na zona genital e o indivíduo, sem sentidos, mas a respirar, tinha as calças descidas e "também estava cheio de sangue na zona do sexo".
Quando recuperou os sentidos e apercebendo-se da situação em que estava envolvido, o homem recusou ser conduzido ao hospital, acabando por ser identificado e mandado embora. Enquanto isso, o animal, uma ovelha de 10 meses, foi recolhido por uma equipa da Proteção Civil que o terá encaminhado para os serviços veterinários municipais, supostamente para apurar as causas da morte. A PSP de Vila Real, que abriu um inquérito por crimes de dano e maus-tratos a animais, comunicou o caso ao Ministério Público daquela comarca.