Um deputado que esteve reunido esta quarta-feira na Assembleia da República testou positivo à covid-19. Os serviços identificaram 31 contactos de risco, que já foram contactados.
Corpo do artigo
O parlamentar em causa soube que estava infetado após ter realizado um teste de antigénio no local. Segundo revelou o gabinete do Secretário-Geral da Assembleia ao JN, apresenta "sintomas ligeiros", nomeadamente dores musculares.
"Como o deputado esteve, durante o período da manhã, em duas reuniões, foram tomadas todas as medidas necessárias, nos termos do Plano de Contingência da Assembleia, em articulação com o Gabinete Médico e de Enfermagem do Parlamento", refere também o gabinete.
Nesse âmbito, a Assembleia procedeu "à identificação de todos aqueles que com ele tiveram contacto próximo nos últimos dois dias", tendo sido desinfetados os espaços em que permaneceram.
Segundo a mesma fonte, "foram identificados 31 contactos de risco, no âmbito da Assembleia da República, e foi estabelecida a devida comunicação com todos eles". O deputado infetado foi o único caso detetado nos 140 testes de antigénio feitos na Assembleia da República durante esta quarta-feira.
O gabinete do Secretário-Geral deu ainda conta de que, até hoje, a Assembleia "já fez cerca de 3900 testes a funcionários e a deputados".