Os deputados do PS vão passar a disponibilizar-se pelo menos um dia por mês para receber e ouvir cidadãos do seu distrito, numa iniciativa que pretende "estreitar a relação entre eleitos e eleitores".
Corpo do artigo
Os deputados do PS vão passar a ter uma segunda-feira por mês para receber os eleitos dos seus distritos, numa tentativa de obter uma maior proximidade com os cidadãos. Além disso, o grupo parlamentar definirá um tema em cada mês, como sejam a Educação, a Saúde ou a Proteção Civil, para dominar a agenda dos parlamentares socialistas no contacto com os eleitos.
“O objetivo destes meses temáticos, a iniciar em setembro, é proporcionar aos deputados um trabalho nos seus territórios com um tema comum, permitindo conhecer as dificuldades e problemas das populações de uma forma mais abrangente”, explicou ao JN Alexandra Leitão, líder do grupo parlamentar do PS.
Descentralização
Os socialistas consideram que o modelo será “útil para obter informação” de maior proximidade. “Aproxima os eleitos dos seus deputados, promove a descentralização e dá importância aos territórios”, sintetizou a deputada socialista. Para já ainda não foram definidas temas, tal só acontecerá mais perto de setembro com a coordenação da bancada a definir três áreas temáticas para um trimestre.
No que diz respeito aos encontros com eleitos às segundas-feiras, os deputados de cada círculo vão ter a porta aberta uma vez por mês para dar resposta às dúvidas, ouvir queixas e prestar esclarecimentos.
“A pessoa pode conhecer o seu deputado”, apontou Alexandra Leitão.