Um grupo de cinco deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação vai esta terça-feira a Istambul, Turquia, para aprender como foi o processo de construção do novo aeroporto. A viagem foi marcada depois de André Ventura ter dito que os turcos o ergueram em cinco anos.
Corpo do artigo
A viagem de dois dias, terça e quarta-feira, é chefiada pelo deputado Miguel Santos, do PSD, que é presidente da Comissão de Economia. Conta ainda com os deputados Pedro Coimbra (PS), Gonçalo Lage (PSD), Hugo Costa (PS) e Filipe Melo (Chega).
Estes são alguns dos deputados responsáveis pela aprovação dos procedimentos relativos ao novo aeroporto de Lisboa. De fora ficam o PAN, o BE, o CDS-PP e o PCP.
Recorde-se que André Ventura criticou o prazo de dez anos para a construção do novo aeroporto português, recorrendo à construção de Istambul: “O aeroporto de Istambul foi construído e operacionalizado em cinco anos. O aeroporto de Istambul! Ora, os turcos não são propriamente conhecidos por serem o povo mais trabalhador do Mundo”.
Agora, os deputados vão a Istambul perceber como tudo aconteceu. A visita oficial é justificada por ser “no âmbito das suas competências relativas ao transporte aéreo e ao setor aeroportuário” da Comissão de Economia e Obras Públicas. Em comunicado, a Assembleia da República informou que os deputados pretendem “ conhecer as boas práticas das instituições turcas, bem como as lições aprendidas, no decorrer do processo de construção do novo aeroporto de Istambul”.
O programa inclui reuniões com o Presidente da Comissão de Obras Públicas, Reconstrução, Transportes e Turismo, no Parlamento Turco, e com o Ministro dos Transportes e Infraestruturas da Turquia. Há ainda reuniões com a Turkish Airlines e uma visita ao novo aeroporto de Istambul.