Apesar dos desafios que impõe e das adaptações sempre necessárias, viajar com os mais pequenos não tem de ser um bicho de sete cabeças, ainda que implique sair da zona de conforto e quebrar rotinas.
Corpo do artigo
Mas há alguns cuidados a ter e recomendações a seguir, sendo a primeira delas o planeamento da viagem, para reduzir os imprevistos. Afinal, a ideia é usufruir de momentos descontraídos em família e, para isso, é necessário descomplicar e fazer tudo devagar e com calma, de forma a evitar períodos de stress que, inevitavelmente, vão refletir-se na criança. Alguns sites e páginas de Facebook, como o Viagens & Miúdos, dão dicas preciosas.
Conselhos
Pouca bagagem
O ideal é não ceder à tentação de levar tudo e mais alguma coisa e viajar com pouca bagagem - é sempre possível comprar no destino o que possa faltar.
Destino próximo
Os pais mais receosos e inexperientes nas andanças das viagens devem optar por um destino próximo para se sentirem mais seguros e poderem ter uma experiência positiva que os leve a repetir a aventura.
Alimentação
Quando se viaja com um bebé, a alimentação preocupa, mas não é preciso ir com tudo às costas: há sempre lojas. Basta levar uma lancheira para a viagem com um lanche ao gosto do bebé.
Ir com calma
As crianças são imprevisíveis, e o ideal é os pais mentalizarem-se que não vão conseguir ver tudo o que querem - fica para a próxima. O segredo é ir com calma.