Não há concurso que escape ao olho atento de Ângela Pinto, 11 anos, de Paços de Ferreira.
Corpo do artigo
Nem mesmo a iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias, com a qual foi premiada com um vale de compras da Staples no valor de 500 euros e um vale de consulta e óculos graduados da Opticalia no valor de 200 euros.
"Na escola participo em concursos de português, inglês e também do Clube Proteção Civil", explica a jovem, definindo-se como "boa aluna". Embora ainda seja muito nova, já mostra preocupação em ter notas que lhe permitam entrar para "Medicina Dentária", profissão que quer seguir quando for grande.
"Desde sempre que quero ser dentista. Mas também sonho em ter notas altas e conseguir bons resultados na natação, desporto que pratico desde pequenina", confessa. Face a isto, não é de estranhar que com o prémio a aluna queira "comprar livros de gramática, de apoio, dicionários e um tablet". "A principal preocupação foi o material escolar, pois é necessário para continuar a ter bons resultados", explica Ângela.
A pressão da jovem pelas boas notas intensificou após a irmã ter entrado para a universidade. "A Ângela começou a aperceber-se de que havia metas e que com boas notas podia ter um futuro melhor e escolher para onde queria ir", justifica a mãe, Helena Santos, 39 anos, costureira, reconhecendo que estimula as filhas: "Não obrigo, mas incentivo, pois os bons resultados são sempre benéficos para o futuro delas. Não precisa de ter tudo cinco".
Quanto ao prémio, Helena Santos diz ser "uma ótima ajuda para equilibrar o orçamento familiar". "A Ângela precisa de um aparelho para os dentes e o dinheiro que ia gastar nos óculos e no material já vai para o aparelho", anota esta mãe.