Reino Unido desmantela primeira unidade de produção ilícita de medicamentos para emagrecimento. Foram apreendidas dezenas de milhares de canetas com valor estimado em mais de 286 mil euros.
Corpo do artigo
A descoberta da fábrica, em Northampton, Inglaterra, na quarta-feira, levou este sábado à maior apreensão de medicamentos para emagrecimento traficados já registada por uma agência de segurança pública em todo o Mundo, revelou a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA).
Foram apreendidas dezenas de milhares de canetas de emagrecimento vazias, prontas para serem preenchidas, ingredientes químicos brutos e mais de duas mil canetas de Retatrutida e Tirzepatida sem licença que seriam enviadas aos clientes.
"Esses produtos não são testados, não são autorizados e são potencialmente mortais", afirmou à BBC o chefe da unidade de repressão criminal da MHRA, Andy Morling, que apela à compra exclusiva de medicamentos em farmácias e não online.
"Ao desmantelar essa rede criminosa organizada e impedir que dezenas de milhares de produtos potencialmente fatais entrassem em circulação, evitamos um sério risco para a saúde pública. Este é um mercado global ilícito que coloca pacientes em risco, coloca muito dinheiro nos bolsos de criminosos e prejudica a assistência médica legítima", insistiu Andy Morling.
Já para o secretário de Saúde britânico, Wes Streeting, a operação foi "uma vitória na luta contra criminosos que colocam vidas em risco".
A apreensão foi estimada em mais de 286 mil euros. Juntamente com a Polícia de Northamptonshire, os agentes do regulador também encontraram quase 23 mil euros em dinheiro, suspeitos de estarem ligados ao tráfico de medicamentos, além de grandes quantidades de embalagens sofisticadas e equipamentos de fabricação.

