Despejos: Autarca de Loures recebeu "inúmeros telefonemas de apoio" e desmarca reunião sobre polémica
O presidente da Câmara de Loures e da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, Ricardo Leão, desconvocou a reunião que tinha marcado para debater as suas declarações sobre o despejo de moradores cadastrados. Ao JN, o autarca diz sentir-se legitimado no cargo devido aos telefonemas de apoio que recebeu.
Corpo do artigo
Ricardo Leão tinha marcado uma reunião da FAUL para esta segunda-feira, mas desmarcou-a no sábado: "Tendo em conta que, durante estes dias, recebi inúmeros telefonemas de apoio e solidariedade da parte da federação, não encontro razão [para a reunião se manter]", explicou ao JN. "E, mesmo por vontade dos próprios [membros da FAUL], não existe razão", reforçou.
O socialista interpreta os telefonemas de apoio como um voto de confiança da estrutura, razão pela qual já "não faz sentido" que a reunião tenha lugar: "A minha legitimidade como presidente da FAUL não está tocada, ninguém a tocou", garantiu Leão, vincando que a reunião se tornou "um não-assunto".
Na quarta-feira, o autarca de Loures disse que os participantes em desacatos deveriam ser despejados de habitações municipais "sem dó nem piedade" – o PS e o PSD locais aprovaram uma recomendação do Chega nesse sentido. Entretanto, Leão esclareceu que se referia apenas a cidadãos condenados.
Comparações com o Chega
O líder do PS, Pedro Nuno Santos, ainda não falou do caso. Na sexta-feira, Alexandra Leitão demarcou-se de Leão, escrevendo no X: "Um regulamento municipal não pode nunca introduzir penas acessórias, sobretudo quando põe em causa direitos fundamentais (...). E ainda bem que é assim".
Este sábado, também as Mulheres Socialistas se posicionaram contra a "justiça popular": "A praga do populismo infiltra-se em todo o lado", frisaram, numa nota publicada no Facebook. No "Público", Rui Pena Pires, coordenador do Observatório da Emigração e militante do PS, escreveu que Leão já teve várias intervenções que se "distinguem mal das do Chega".