Inaugurado a 28 de setembro de 2012, o Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, é procurado por miúdos e graúdos para a prática de atletismo e caminhadas mas também para jogos e atividades de lazer.
Corpo do artigo
Atravessado pelo rio Pelhe e com um lago alimentado pelos lençóis freáticos ali existentes, tem desenvolvido ao longo dos anos vegetação diversa e conservado um sem número de animais.
Uma biodiversidade que se concretiza no avistamento de melros, guarda-rios, gaios, coelhos bravos, lontras, borboletas, e muitos outros animais. Ali já foram vistas mais de 80 espécies de aves.
Mas, este pulmão verde não permite apenas o contacto com a natureza e desporto mas também possibilita que quem ali vai usufrua de cultura. É usual que o anfiteatro natural do parque seja usado para espetáculos de música e até para a exibição de cinema ao ar livre.
A Casa do Território é um outro equipamento integrante do parque cuja função é ser um sítio "de diálogo, participação, prospetiva e aprendizagem". Com um auditório para conferências, reuniões e palestras o local tem ainda, duas salas para exposições temporárias e permanentes. Esta última propões uma viagem pelo território de Famalicão desde a sua criação até à atualidade.
Atividades pedagógicas maioritariamente relacionadas com o ambiente
A par desta faceta cultural, o Parque da Devesa incorpora os serviços educativos destinados a atividades pedagógicas maioritariamente relacionadas com o ambiente.
Depois de uma viagem pela natureza e pela história do concelho, o visitante pode ainda tomar uma refeição no restaurante ali existente.
A viagem pela natureza pode continuar porque a dois passos dali um outro espaço verde proporciona momentos de lazer e descanso: O Parque de Sinçães, um amplo espaço ajardinado, que agrega a biblioteca municipal (atualmente em obras) e a Casa das Artes mas também parque radical para prática de skate.
Parque infantil e parque canino
A estes equipamentos juntam-se um parque infantil e um parque canino para quem queira brincar com os seus animais mas também quem os queira treinar. Este espaço está dotado de um túnel, arco para salto, rampa e barras de salto.
Por isso, não são raras as vezes em que pode ver-se atletas a treinar, crianças a jogar à bola ou a divertir se com a família, e simplesmente a ler um livro.
Os visitantes têm ao seu dispor um audioguia, consultável com tablet ou smartphone, que lhes permite fazer visitas guiadas ao parque, ao ritmo de cada um. A aplicação chama-se "Audite DLL" e encontra-se disponível, gratuitamente, na Google Play.