A Direção-Geral da Saúde anunciou que vai alargar os critérios de testagem a todos os contactos das pessoas infetadas, sejam de alto ou de baixo risco. Serão também realizados rastreios regulares em atividades com elevada exposição social.
Corpo do artigo
13335972
Todos os contactos de alto e baixo risco das pessoas com covid-19 vão passar a realizar testes para despistar a infeção. A medida faz parte dos novos critérios de testagem anunciados ao final desta tarde de quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A nova estratégia de testagem contempla ainda a "disponibilização generalizada de testes rápidos de antigénio (TRAg) nas unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde".
E a implementação de rastreios regulares com TRAg em contextos particulares como nas escolas e setores de atividade com "elevada exposição social", como é o caso dos trabalhadores fabris e da construção civil, entre outros.
Na nota de imprensa enviada às redações, a DGS explica que esta revisão tem em conta o contexto epidemiológico existente, "quer pela emergência das novas variantes de SARS-CoV-2, quer pela diminuição da incidência de casos de infeção".
Esta decisão prende-se ainda com a antecipação de um "desconfinamento controlado" bem como a otimização da capacidade laboratorial do país, gradualmente expandida durante o ano de 2020.
Recorde-se que esta manhã, na Comissão Parlamentar da Saúde, a ministra Marta Temido revelou ter pedido à DGS o alargamento dos critérios para se poder avançar para a testagem massiva da população.