A Diocese de Leiria-Fátima está a preparar uma "mini" Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para acolher os 7350 jovens peregrinos que aí vão permanecer na semana que antecede o grande evento, que juntará em Lisboa cerca de um milhão e meio de pessoas, de 1 a 6 de agosto.
Corpo do artigo
O momento alto do acolhimento desses jovens na diocese será no dia 29 de julho, com a realização do Leiria Faith n’Fun, um festival com mais de 30 eventos, entre concertos, espetáculos e arte colaborativa, distribuídos por 22 locais da cidade.
O objetivo é criar “uma ‘mini’ JMJ na região”, que permita aos participantes “uma partilha de experiências cultural e espiritual”, explicou a organização, numa conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.“Nem todos poderão estar em Lisboa. A JMJ pode ser vivida aqui”, apontou Joana Martins, que integra a equipa responsável pelo programa do Leiria Faith n’Fun.
A expectativa da organização é juntar mais de 12 mil pessoas nessa “festa da fé”, um número que inclui também os 1500 jovens da diocese inscritos para participar na JMJ e elementos das 1120 famílias de Leiria-Fátima que irão acolher peregrinos estrangeiros.
Com atividades distribuídas por praças, museus, monumentos e igrejas, o festival contará ainda com três palcos amovíveis, instalados em jardins da cidade, a alugar pela organização, que estima gastar cerca de 80 mil euros com o evento. Segundo o responsável financeiro do festival, esse montante será custeado pelos peregrinos inscritos, mas também por algumas empresas e outros mecenas e pelos parceiros, onde se inclui a Câmara de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Missa campal com 30 bispos e 300 padres
O programa inclui nove concertos, uma conferência sobre os Pastorinhos de Fátima e arte colaborativa, com a pintura de um mural junto à Sé de Leiria e uma escultura “pela paz”, a executar na Praça Rodrigues Lobo, a finalizar pelos participantes. Haverá também uma missa campal, a celebrar no Jardim da Almuinha, que será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, e que contará com a participação de 30 bispos e de 300 padres de diferentes nacionalidades.
O Leiria Faith n’Fun será o ponto alto dos Dias na Diocese, as pré-jornadas da JMJ que trarão a esta diocese 7350 jovens estrangeiros, provenientes de mais de 50 países dos cinco continentes, que aqui serão acolhidos, de 26 a 31 de julho, antes de partirem para Lisboa. Desse total, 3300 ficarão em casas de famílias de acolhimento, enquanto os restantes serão alojados em pavilhões desportivos, salões paroquiais, sedes de escuteiros e coletividades.
Segundo o padre André Batista, do Comité Organizador Diocesano da JMJ, esta estrutura está a trabalhar para proporcionar a esses jovens “uma experiência de acolhimento, mas também de partilha de experiências cultural e espiritual”, contando com apoio de mais de 500 voluntários, autarquias, forças de segurança, autoridades de saúde e empresas.
“Vai ser algo de histórico na diocese e na Igreja toda”, afirma D. José Ornelas, que destaca “o trabalho em rede” que tem sido desenvolvido em todas as paróquias, desejando que essa seja uma das marcas deixadas pela JMJ. O bispo de Leiria-Fátima, que é também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, diz ainda esperar que a JMJ “não seja uma emoção passageira”, mas que “cave mais fundo, que lance desafios, que gere atitudes e modos de estar e visões do mundo que possam abrir a outros horizontes e dimensões da vida”.