Com a chegada do verão, piscinas e parques estão a abrir em todo o país. Há espaços de acesso gratuito e outros com bilhetes diários até quatro euros.
Corpo do artigo
A época balnear foi sendo aberta oficialmente, dependendo do local, desde o dia 1 de maio, mas é nas duas semanas finais de junho que, no caso das piscinas públicas e parques aquáticos, mais se acumulam datas de reabertura. Até hoje, a maioria dos equipamentos de acesso ao público em Portugal entrou em funcionamento.
Os preços, regra geral, mantêm-se, sendo raros os casos de subida devido à inflação, com a maioria das piscinas públicas a pedir entre os 2,5 euros (como é o caso da Piscina Municipal do Luso, na Mealhada) e quatro euros (exemplo da Piscina do Centro de Estágio de Melgaço) por um bilhete de adulto durante todo o dia. Na Piscina das Marés, em Matosinhos, a fruição durante todo o dia por um adulto ou um jovem de 13 ou mais anos custa oito euros. Já na Piscina Oceânica do Arriba, junto ao mar do Guincho, o valor de referência é de 20 euros diários, durante o verão, para um adulto.