Doentes podem poupar até 650 euros por ano com genéricos mais baratos
Estudo da Deco Proteste revela muita despesa desnecessária na farmácia. Utentes gastaram mais 29 milhões de euros em fármacos no primeiro semestre.
Corpo do artigo
Os portugueses estão a gastar cada vez mais dinheiro na farmácia, à custa da subida do preço dos medicamentos e do aumento do consumo. Mas há muitos gastos desnecessários porque a escolha nem sempre recai sobre a alternativa mais barata disponível. Optar pelo genérico com o preço mais em conta pode, para alguns doentes, gerar uma poupança anual na ordem dos 650 euros, revela um estudo da Deco Proteste.
Entre janeiro e junho deste ano, os utentes gastaram 455 milhões de euros com medicamentos na farmácia, mais 29 milhões de euros do que no primeiro semestre do ano passado, segundo o último relatório de monitorização da despesa com medicamentos em ambulatório do Infarmed. Nestes seis meses, os portugueses pagaram em média mais 14 cêntimos por caixa e aviaram 95 milhões de embalagens de medicamentos, mais 3,3 milhões do que no mesmo período de 2023.