Norte e Centro foram as regiões mais afetadas pelo mau tempo, que este sábado provocou mais de 130 ocorrências.
Corpo do artigo
Duas pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, na sequência da queda de uma árvore sobre o veículo em que circulavam, este sábado à tarde, em Montemor-o-Velho. Este foi o caso mais grave provocado pelo mau tempo que assola Portugal continental e que fustigou sobretudo o Norte e Centro.
Entre as zero horas e as 16.30 horas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou um total de 138 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, a maior parte relacionadas com limpezas e desobstruções de vias (111), quedas de árvores (44) e inundações (23). As regiões mais afetadas foram o Norte, com 87 ocorrências, seguida do Centro, com 28 casos. Foram mobilizados 428 operacionais e 168 meios terrestres.
Fonte da Proteção Civil disse ao JN que na esmagadora maioria das situações não há vítimas nem danos avultados a registar, com exceção do caso de Montemor-o-Velho. Duas pessoas sofreram ferimentos quando uma “árvore caiu em cima do veículo” no qual circulavam, disse.
Cortou árvore
Segundo apurou o JN junto das autoridades, o caso ocorreu na localidade de Arazede, poucos minutos antes das 13.30 horas. Um homem estava a cortar uma árvore e, “possivelmente devido ao vento e estado do tempo, não conseguiu controlar bem o sentido em que caiu”, disse ao JN fonte da GNR. Caiu sobre uma viatura que ia a passar nesse momento na estrada ao lado. Uma mulher de 63 anos ficou ferida com gravidade e foi transportada ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O marido, de 71, que ia a conduzir, sofreu ferimentos leves. No local estiveram meios da VMER, bombeiros de Montemor-o-Velho e GNR.
Também este sábado à tarde, uma árvore de grande porte, arrancada pela raíz devido ao vento forte, atingiu um poste de iluminação pública que acabou por danificar um carro, na rua Tenente Coronel Dias Pereira, na freguesia da Sé, em Braga. Os Bombeiros Sapadores desmancharam a árvore e ativaram a E-Redes para desligar a eletricidade do poste de iluminação. A PSP tomou conta da ocorrência.
Para domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um desagravamento do estado do tempo no Norte e Centro e um agravamento na zona Sul. A depressão Celine afeta Portugal continental com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral. Há alerta também para a agitação marítima.