Café inaugurado em julho de 2021, na Rua do Duque de Saldanha, ao Bonfim, no Porto, gerido pelos brasileiros Valéria Lobão e Carlos Fuchs, lidera lista do Trip Advisor. Neste espaço cosmopolita, aberto à cultura, acontecem os mais diversos workshops, de bordados a desenho e também boa música.
Corpo do artigo
O processo de impeachment da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em 2016, foi "o primeiro choque de realidade" que fez o casal de músicos Valéria Lobão, 57 anos, e Carlos Fuchs, 56, pensar em abandonar o país e rumar ao Porto, o que aconteceu logo no ano seguinte.
Para trás ficou o projeto Tenda da Raposa, polo de criação artística e estúdio de gravação que os dois tinham no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e por onde passaram muitos artistas do panorama da música brasileira.
Caetano Veloso, Lenine, Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Ney Matogrosso e João Bosco são alguns dos músicos que se descobrem nas muitas fotografias agora espalhadas pelo café Dona Mira, que abriu no Porto, em julho de 2021.
O que se espera de um café normal aqui não tem. Não se pode vir com pressa, porque o pão da tosta é cortado na hora
Entrar no número 431 da Rua do Duque de Saldanha torna-se, por isso, numa agradável viagem ao bom astral dos dois músicos brasileiros, que mantêm uma espécie de janela aberta sobre o bairro de Santa Teresa. Aliás, logo à entrada um quadro pintado na cabeceira de uma cama, da autoria do artistas plástico Paulo Vilela, transporta-nos para a paisagem onde se deslumbra até o Corcovado. Mas há outros quadros do mesmo artista.
Já o café, Carlos resume na perfeição: "O que se espera de um café normal aqui não tem. Não se pode vir com pressa, porque o pão da tosta é cortado na hora".
De sanduíches e tostas a vinhos e kombuchas
Neste espaço cosmopolita, aberto à cultura - acontecem os mais diversos workshops, de bordados a desenho, com boa música -, há sanduíches, tostas, saladas, pão de queijo, cervejas artesanais, vinhos portugueses, buchas, cafés de especialidade e até kombuchas, um chá fermentado biológico levemente gaseificado.
Mas é o Cadê Dei Dei, a mais recente bebida criada no Dona Mira, que está no top das especialidades preferidas pelos clientes. Além de whisky, leva kahlua, laranja e café. Bebe-se gelado.
Motivos que levam o Dona Mira a estar no topo da lista do Trip Advisor como melhor café do Porto. Está aberto de terça a sexta-feira, das 12 às 22 horas. Aos sábados abre das 10 às 22 horas.