A Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos (P.A.J.E), sedeada em São Martinho do Bispo, que ajuda na inserção social, e a ProChild, uma instituição de combate à exclusão social e à pobreza, receberam o Prémio de Direitos Humanos 2022, entregue na Assembleia da República.
Corpo do artigo
A P.A.J.E é uma associação sem fins lucrativos que presta apoio a jovens e adultos na sua reintegração na sociedade. "A plataforma propõe-se orientar, apoiar e formar jovens e adultos com vivência de acolhimento residencial, promovendo uma autonomização bem-sucedida, transições favoráveis e inclusão social", lê-se no seu site.
Através de doadores e de campanhas para angariar novos associados, a P.A.J.E consegue apoio financeiro para suprir as necessidades básicas desses jovens, ajudam-nos na alimentação, gestão de dívidas e na procura de habitação, bem como dando assistência em questões de cidadania, IRS, cartão de cidadão. Como disse uma testemunha que recebeu ajuda do projeto: "A passagem de crianças para adultos é difícil, mas com este projeto tudo se tornou mais fácil; conseguimos encontrar alguém que nos explique como é ser adulto".
A segunda instituição distinguida é a ProChild CoLAB - Laboratório Colaborativo. A associação sem fins lucrativos atua em várias áreas com diferentes projetos, abordando temas como "Saúde e Bem-Estar", "Desenvolvimento e Educação" e "Proteção". Trabalha também na "Participação Social", com o intuito essencial de combater a pobreza e exclusão social na infância.
"O nosso objetivo maior é contribuir para uma mudança social efetiva, colocando as necessidades das crianças no centro da investigação e da inovação através da colaboração articulada entre diversas entidades públicas e privadas", afirma no seu site.
O prémio foi entregue esta terça-feira numa cerimónia na Assembleia da República. As distinções são atribuídas anualmente pelo presidente da Assembleia da República, ouvida a Conferência de Líderes, mediante proposta do júri, constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.