Durante este ano, duas moedas comemorativas de dois euros vão ser emitidas para celebrar os 50 anos do 25 de abril e a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris.
Corpo do artigo
A Casa da Moeda foi autorizada a emitir duas moedas comemorativas de dois euros para assinalar os 50 anos do fim da ditadura e a participação da equipa portuguesa nos Jogos Olímpicos, que se vão realizar este ano, em Paris.
Segundo a página de internet do Banco Central Europeu, “ os países cuja moeda oficial é o euro podem emitir duas moedas comemorativas de 2 euros por ano. As moedas têm os mesmos elementos que as moedas de 2 euros normais. O que as distingue é o desenho comemorativo. Só é permitida a emissão de moedas comemorativas de 2 euros”.
As moedas deste ano em Portugal designam-se “50 anos do 25 de abril” e “Equipa Olímpica Portugal” e os seus elementos já estão desenhados.
Na face nacional da moeda destinada para a celebração da Liberdade em Portugal, vai estar um cravo rodeado por 50 linhas que representam as diferentes ideias que nasceram nesse dia, com a primeira frase do poema ”O nome das coisas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, “Esta é a madrugada que eu esperava”, seguida pelo escudo de armas nacional.
Na moeda dos Jogos Olímpicos, está disposto um coração com 15 círculos em alusão simbólica aos anéis olímpicos e aos continentes que representam, a ponta do coração é rematada com o escudo de Portugal. Está ainda representado o símbolo do Comité Olímpico de Portugal.
Os lucros das respetivas moedas serão enviados para a Associação 25 de abril e para o Comité Olímpico de Portugal.
A mais recente moeda comemorativa em Portugal é “Uma Moeda pela Paz” e entrou em circulação em novembro de 2023. A moeda é dedicada à paz entre as nações e à coexistência amigável e mutuamente benéfica.