Duas canadianas morreram atropeladas por um comboio em Mesão Frio, um homem com idade entre 50 e 60 anos morreu na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, em Cristelo Covo, e uma quarta pessoas morreu atropelada por um comboio Alfa Pendular na Linha ferroviária do Norte, em Santarém. Todos os acidentes aconteceram este sábado.
Corpo do artigo
Um atropelamento ferroviário causou, este sábado, duas vítimas mortais em Mesão Frio. Duas pessoas, de nacionalidade canadiana, ambas na casa dos 60 anos, morreram, este sábado de manhã, atropeladas por um comboio na zona de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, confirmou ao JN o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, Fernando Pinto.
De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro, as vítimas do acidente, que terá ocorrido perto da estação de Barqueiros, na linha que liga Porto e Régua, serão duas mulheres.
O alerta foi dado cerca das 11.30 e no local, uma hora e meia depois, estavam ainda seis operacionais e três veículos dos bombeiros, além de duas patrulhas da GNR, com quatro elementos.
Homem morre atropelado em Valença
Um homem com idade entre 50 e 60 anos morreu na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, em Cristelo Covo, Valença. A linha esteve cortada entre as 9.38 horas e 11.15 horas.
Segundo fonte dos bombeiros voluntários de Valença, tratou-se de um atropelamento ferroviário, ocorrido na Rua Nossa Senhora do Socorro, freguesia de Cristelo Covo, concelho de Valença.
"A vítima, masculino entre 50-60 anos (identidade ainda por validar), foi encontrada pelas equipas de socorro já sem hipótese de socorro, considerando-se confirmada uma vítima mortal", informa a fonte, referindo que "o local do atropelamento não é passagem de nível, e sim uma zona de linha férrea junto à Rua Nossa Senhora do Socorro, com fácil acesso".
Desconhecem-se as causas do atropelamento.
A circulação de comboios esteve impedida entre S. Pedro da Torre e Valença até às 11.15 horas, mas já foi retomada. O cadáver foi removido para o IML de Viana do Castelo.
No socorro estiveram envolvidos seis operacionais com quatro viaturas dos bombeiros voluntários de Valença e GNR, patrulha e elementos da investigação criminal.
Linha do Norte interrompida após atropelamento em Santarém
Uma pessoa também morreu hoje atropelada por um comboio Alfa Pendular na Linha ferroviária do Norte, em Santarém.
De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Lezíria do Tejo, o alerta para o acidente, na Ribeira de Santarém, foi feito às 9.06 horas. Ao local acorreram nove operacionais apoiados por três viaturas, dos bombeiros Sapadores e Voluntários de Santarém, e Polícia de Segurança Pública.
Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou que o acidente, no sentido Norte-Sul, ocorreu numa passagem de nível que "estava em perfeitas condições de funcionamento", obrigando a circulação ferroviária a processar-se por uma só via entre as estações de Santarém e Santana-Cartaxo.
Segundo fonte da IP, a circulação esteve interrompida e foi restabelecida às 10.55 horas, na via descendente, Porto-Lisboa.