A candidatura de Beatriz Pinheiro, 9 anos, de Arcozelo (Ponte de Lima) foi uma das 15 escolhidas pelo júri da iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo "Jornal de Notícias", mas o mérito por ter ganho o prémio divide-o com a irmã gémea, Ana Francisca, também ela excelente aluna.
Corpo do artigo
"Eu e a minha irmã ajudamo-nos mutuamente na escola, não competimos uma com a outra para ter as melhores notas. Ela ajuda-me em Português e eu ajudo-a em Matemática", explica Beatriz, reconhecendo que "é mais fácil estudar com alguém ao lado".
A aluna, que sonha ser veterinária para "ajudar e recolher os animais abandonados na rua", diz que na escola, para além de brincar com amigas, gosta de "matemática e das contas e frações, assim como de Inglês".
Nunca imaginou foi que os estudos lhe valessem um prémio. Após a felicidade inicial que sentiu por ter sido escolhida, a jovem logo determinou o destino a dar ao vale de 500 euros da Staples. "Vai ser para comprar um computador novo e uma impressora", referiu.
O pai de Beatriz, João Pinheiro, 50 anos, ladrilhador desempregado, vinca a importância deste prémio: "Esta ajuda é bem-vinda. De outra forma, não lhes poderia dar o que precisam. A minha mulher está com problemas de saúde e por isso está desempregada. Não estamos a receber ajuda nenhuma e o orçamento não dá para muito mais. Além disso, as minhas filhas precisam do computador para o 5.º ano e o meu filho mais velho fica com o outro". Sobre o percurso de Beatriz e da irmã Ana Francisca, anota que "tem sido bom". "São ambas trabalhadoras, bem-educadas, ajudam as amigas que têm dificuldades na aula. A professora disse-nos que têm capacidades para seguir em frente", acrescentou.