O cabeça de lista da CDU às legislativas da Madeira, Edgar Silva, disse hoje, ao votar no Funchal, que aguarda os resultados do escrutínio "com confiança", depois de a coligação (PCP/PEV) ter feito uma "campanha de esclarecimento".
Corpo do artigo
Para o também deputado regional e coordenador do PCP no arquipélago, que votou na secção E, na Escola Secundária Francisco Franco, este é "um dia de grande serenidade".
"Aguardamos com confiança, porque temos noção de que procurámos fazer uma grande campanha de profundo esclarecimento, com uma pedagogia muito na base de uma relação de proximidade com os cidadãos", afirmou aos jornalistas, à saída.
Deste esclarecimento "muito direto" resultaram, no seu entender, sinais que podem ser interpretados como "de confiança e apoio".
Questionado sobre se hoje se abre um novo ciclo na região, Edgar Silva não se alongou: "Dependerá do resultado. Logo veremos".
A CDU tem um assento na Assembleia Legislativas, depois de em 2011 ter obtido 3,76% da votação. Em 2007, tinha conseguido dois mandatos.
Hoje, cerca de 256 mil eleitores estão inscritos para escolher em eleições legislativas regionais antecipadas os 47 deputados que compõem a Assembleia Legislativa da Madeira, um sufrágio do qual sairá também o próximo Governo Regional.
Nestas eleições concorrem 11 forças políticas, sendo oito partidos (PSD, CDS, BE, JPP, PNR, MAS, PND e PCTP/MRPP) e três coligações - Mudança (PS/PTP/MPT/PAN), CDU (PCP/PEV) e Plataforma de Cidadãos (PPM/PDA).
As eleições foram convocadas na sequência do pedido de exoneração do social-democrata Alberto João Jardim, que sai do poder após quase 40 anos de maiorias absolutas.