Adelina Amaro, de 68 anos, usa-os para colocar lixo. Já a jovem Diana Gouveia, de 20, opta por levar um trólei para as compras.
Corpo do artigo
Os portugueses continuam a comprar muitos sacos plásticos, mesmo após o Governo ter passado a taxar os de plástico leves. Nota-se, contudo, uma maior consciencialização para a reutilização destas embalagens.
É à saída de uma grande superfície comercial no Porto que Maria Celeste, no auge dos seus 82 anos, reconhece que, “antigamente”, a utilização destes sacos era muito maior. O problema, agora, está nas “saquinhas brancas de meter fruta e legumes” ainda muito utilizadas pelas pessoas, reconhece.
Como forma de poupar e, também, sensível para a proteção do Ambiente, a octogenária explica as estratégias que usa para não recorrer tanto a sacos de plástico. “Utilizo um trolley de compras. Com a minha idade, é mais fácil para transportá-las compras e assim não uso tanto plástico. Também não gasto dinheiro. A vida está má e temos de arranjar formas de poupar”, desabafa.