Na Escola Secundária de Vila Nova de Paiva, o baixo número de estudantes - 72 no ensino regular -, distribuídos por turmas pequenas de 22, 23 e 27 alunos, traduz-se "numa grande proximidade entre alunos e professores", assegura o diretor, João Adelino. Este estabelecimento de ensino do distrito de Viseu ficou em primeiro lugar no ranking dos percursos diretos de sucesso.
Corpo do artigo
"Aqui conhecemos os alunos pelo nome, não pelo número. E como somos poucos acabamos por ser uma família", acrescenta, para explicar que o ensino acaba por ser muito personalizado. "Conhecemos os problemas do aluno, incluindo os mais pessoais e sociais e tentamos criar as melhores condições", diz o diretor.
Maria Luísa Caldeira, natural do Rio de Janeiro , Brasil, sente-se em casa, desde que se mudou, em 2017, para Vila Nova de Paiva, onde vive a maior parte da família paterna. Assim que passou a porta da Secundária, quase teve de se beliscar. "Dei de caras com professores que me acolheram de uma forma incrível e pensei: é muito bom para ser verdade".
Maria Luísa considera que nesta escola todos os professores "têm um jeitinho especial" para integrar os estudantes. "Tratam-nos como se fossemos da família, são todos muito acolhedores", considera a aluna brasileira.
Miriam Morais, de 18 anos, natural da aldeia de Touro, está convicta de que o sucesso justifica-se também com o facto da Secundária proporcionar muitas atividades. "Participamos no teatro, plantamos árvores. São pequenas atividades que valem muito, que são um grande incentivo para os alunos", explica a estudante de 18 anos.
João Adelino afirma que, tratando-se de uma escola no Interior, esta procura oferecer aos alunos condições iguais às do resto do país, através da adesão de projetos , alguns internacionais ou visitas de estudo. "Queremos proporcionar-lhes experiências diferentes das que estão habituados", explica.
Miriam ainda pensou mudar-se para uma escola do concelho de Viseu, a cerca de 40 minutos de distância, para aprender Espanhol, disciplina que, por falta de alunos, não faz parte da oferta formativa de Vila Nova de Paiva. Optou por ficar na vila, onde tem os amigos. "Estou muito feliz com a decisão. É bom estarmos uns com os outros e os professores ajudam-nos a passar de ano porque nos dão muito acompanhamento", assegura. v
Quase dois terços dos alunos na Secundária de Vila Nova de Paiva conseguiram nota positiva nos exames nacionais do 12.º ano, após um percurso sem retenções no 10.º e 11.º.
Foi o resultado da escola no ranking dos percursos diretos de sucesso. Ou seja, a Secundária conseguiu ficar 32% acima da média registada por escolas com contextos similares.