A embaixada de Portugal na Guiné-Bissau informou que a partir de segunda-feira a empresa VFS Global vai começar a receber e a inserir dados de pedidos de visto de curta duração.
Corpo do artigo
"A empresa internacional VFS GLOBAL irá, a partir do dia 20 de novembro, encarregar-se do recebimento, inserção dos dados e restante atendimento ao público relativo a pedidos de vistos curta duração (Schengen)", refere a embaixada portuguesa em comunicado.
A representação de Portugal explica que a alteração tem como "preocupação fundamental" dar resposta com "maior eficácia e celeridade" aos pedidos de visto feitos pelos cidadãos guineenses.
A alteração vai permitir "agilizar significativamente os processos de agendamento e de recolha da documentação, bem como a entrega subsequente dos passaportes, com evidente benefício para os utentes" da secção consular, explica o documento da embaixada de Portugal.
Os novos agendamentos poderão ser feitos online a partir desta sexta-feira.
A embaixada de Portugal alerta também que os "requerentes com agendamento anterior não respondido deverão fazer novo agendamento naquela plataforma".
"A melhoria - que se espera relevante - na qualidade do serviço prestado aos guineenses implicará a cobrança de uma taxa adicional por cada pedido de visto", acrescenta a embaixada de Portugal.