A embaixada do Brasil em Portugal recebeu um email com conteúdo racista, xenofóbico e homofóbico acompanhado de uma ameaça de atentado contra cidadãos brasileiros residentes no país. O ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ao JN que recebeu um ofício da embaixada a comunicar o teor da mensagem.
Corpo do artigo
A tutela informou ainda que foram cumpridos os procedimentos nestas situações, tendo a mesma sido “remetida às autoridades competentes em conformidade com os procedimentos que são seguidas pelo MNE nestas situações”.
O caso foi confirmado pelo embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carrero, ao jornal "O Globo", que referiu tratar-se de um "e-mail louco que apareceu na embaixada”. No entanto, não foi pedido um reforço de segurança.
O email recebido pela Embaixada do Brasil, refere que “Portugal é uma terra de brancos para brancos” não havendo lugar para “malditos brasileiros”.
“Vamos purificar a nossa terra de todos esses vampiros e também dos maus portugueses esquerdistas que defendem as doenças da miscigenação social, do multiculturalismo, da sodomia e do lesbianismo", lê-se na carta citada pelo jornal “O Globo”, que refere ainda que o autor diz ser apoiante do partido Chega.
A ameaça está a provocar grande preocupação junto das autoridades brasileiras porque na próxima semana o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, vai estar em Lisboa para participar no Fórum Jurídico, onde estará acompanhado por outros políticos brasileiros.