Distribuidoras apontam para uma duplicação dos envios no último mês do ano e asseguram que os prazos de entrega estão a ser cumpridos. Equipas foram reforçadas desde do verão.
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O Natal é significado de “época alta” para as transportadoras, sobretudo com a proliferação das plataformas chinesas como a Temu, Shein ou AliExpress. Nos centros de distribuição nacionais são tratadas mais de 630 mil encomendas por estes dias, com os CTT a movimentaram a maioria do correio. A DPD Portugal e a DHL Express falam num acréscimo de 40% face à média durante o ano. A operação é de tal forma complexa que obriga à contratação de milhares de trabalhadores. As empresas descartam problemas na entrega das encomendas.
É fácil, cómodo e à distância de um clique. Há cada vez mais pessoas que fazem as compras de Natal online e os números das distribuidoras comprovam-no. Nos sete centros automatizados dos CTT, são tratadas diariamente 500 mil encomendas por dia, mais 50% face aos restantes meses do ano, adianta fonte oficial da empresa ao JN. A par deste número expressivo, os dados mais recentes do INE apontam que 48,9% das pessoas, entre os 16 e os 74 anos, realizaram compras online entre maio e agosto.