A conferência Smart Cities, que hoje decorre na Porto Business School, em Matosinhos, numa organização do Jornal de Notícias, Porto Digital e Ubiwhere, começa às 15 horas, com Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, e Vítor Santos, diretor do JN.
Corpo do artigo
Segue-se, às 15.10 horas, um dos oradores principais, Karl Filip, presidente da OASC, a rede global Open & Agile Smart Cities & Communities.
“Plataformas urbanas, presente e futuro” é o tema do primeiro painel, previsto para as 15.45 horas. Com moderação de Paulo Calçada, CEO da Porto Digital, contará com as presenças de Mário Campolargo, ex-secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa, Ricardo J. Machado, da Universidade do Minho, José Esteves, Dean PBS, e Nuno Ribeiro, co-CEO da Ubiwhere.
Da teoria à prática
Susana Sargento, professora catedrática do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro é a segunda oradora convidada, com início agendado para as 16.45 horas.
Segue-se o painel “Casos de sucesso: da teoria à prática”. Arrancará às 17.15 horas com Ricardo Machado, Head of Digital Services, Engineering & Development Porto Digital, Olga Maia, Diretora Municipal de Serviços ao Munícipe na Câmara do Porto, e Ricardo Machado, Diretor do Departamento de Inovação, Transformação Digital e Economia do Município de Guimarães, com moderação de Helena Norte, chefe de Redação do JN.
O encerramento, às 18 horas, será feito pela ministra da Juventude e Inovação, Margarida Balseiro Lopes.