As eleições para os órgãos nacionais e regionais da Ordem dos Enfermeiros decorrem esta quarta-feira. Há apenas um candidato a bastonário: Luís Filipe Barreira, o atual vice-presidente do Conselho Diretivo. Já para a secção regional da Madeira há dois nomes a concorrer.
Corpo do artigo
Há duas listas na corrida das eleições aos orgãos nacionais e regionais da Ordem dos Enfermeiros para o horizonte 2024-2027. No entanto, apenas uma delas concorre aos órgãos nacionais: A lista A, "Orgulhosamente com os Enfermeiros", que tem Luís Filipe Barreira apontado como o futuro bastonário.
O vice-presidente do Conselho Diretivo é a única pessoa, depois da candidatura de Mário André Macedo ter sido excluída, que pode suceder a Ana Rita Cavaco, a atual bastonária.
Segundo um comunicado da Ordem dos Enfermeiros, emitido o mês passado, "a Comissão Eleitoral não admitiu uma potencial candidatura por ter sido apresentada fora de prazo". Apesar de, no comunicado, não existir referência à lista em questão, terão sido elimindados os "Enfermeiros Unidos", lista encabeçada por Mário André Macedo. No entanto, o líder dos Enfermeiros Unidos garantiu que a "lista foi excluída de uma forma imoral e ilegal.”
Duas concorrentes na Madeira
Desde segunda-feira estão a decorrer as eleições para os órgãos regionais e há duas listas a concorrer: a lista A, "Orgulhosamente com os Enfermeiros", que conta como presidente Ana Maria Gouveia, e a lista B, "Por uma Enfermagem Positiva", liderada por Teresa Espírito Santo.
Também a lista C, "Dar um Norte à Ordem", dirigida por Paula Maria Maia e que se candidatava aos órgãos regionais do norte, não foi admitida, segundo o mesmo comunicado da Ordem dos Enfermeiros, por não ter entregue os "documentos necessários para o efeito depois de ter sido notificada para tal".
Segundo dados estatísticos publicados no site da Ordem dos Enfermeiros, em 2022 contavam-se 81.799 enfermeiros. Os resultados das eleições aos vários órgãos deverão ser conhecidos no final do dia de hoje.