Os enfermeiros avançam para a greve às horas extraordinárias até ao final do ano. A convocatória é do Sindepor e define uma paralisação entre 3 de novembro e 31 de dezembro. O Sindicato Nacional dos Enfermeiros também já tinha entregue um pré-aviso de greve às horas extras a partir de segunda-feira e até ao dia 25.
Corpo do artigo
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) alerta que a maior classe profissional do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está envelhecida, cansada e desmotivada. O absentismo tem aumentado e entende que, com a greve, os enfermeiros não serão "obrigados a fazer horas extras, sobrecarregados que estão com as que fizeram durante o resto do ano".
Para o presidente do sindicato, Carlos Ramalho, é urgente rever a tabela salarial dos enfermeiros, visando não só a melhoria das remunerações, mas também a estrutura e as progressões, "por forma a valorizar o investimento pessoal dos enfermeiros na sua formação, do qual sai beneficiado o SNS". É indispensável, também, a implementação de um modelo de avaliação "justo, transparente e exequível".
Nesse sentido, pede a abertura "imediata" das negociações com o Ministério da Saúde para a valorização da carreira de enfermagem, "que inclua a compensação do risco, o desgaste rápido e a penosidade inerente à profissão e nomeadamente através da atribuição de subsídio de risco e condições específicas de acesso à aposentação sem penalizações".
Integração dos contratados
Carlos Ramalho alerta, ainda, para a necessidade de integrar, no imediato, todos os enfermeiros com contratos de trabalho válidos.
"O sindicato reclama a concretização da regularização e da abertura de concursos para todas as categorias, nomeadamente enfermeiro, enfermeiro especialista e enfermeiro gestor, assim como para as funções de direção, aliada à justa aplicação legal da “contagem de pontos” a todos os enfermeiros para efeitos de progressão na carreira", de acordo com a lei e sem discrepâncias.
Recorde-se que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou uma greve nacional para o próximo dia 10.