Curso da Universidade do Minho teve a nota mais alta de entrada. Já a Universidade do Porto tem seis cursos no top 10 do acesso.
Corpo do artigo
O curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho tem a média mais alta do país, com último colocado na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2023 a ter 188,6 valores. Segue-se o curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com 186,8 valores e que, no ano passado e na mesma fase de acesso, ocupava o primeiro lugar. Ainda assim, a instituição da Invicta regista, na totalidade, as notas de acesso mais elevadas do país: tem seis dos dez cursos com as médias mais elevadas.
Os cursos de Medicina e os de Engenharia Aeroespacial têm o mesmo número no top 10 das médias mais elevadas: três. No primeiro caso, ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar junta-se a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (183,5 valores) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Minho (182,8). No segundo caso, aparecem o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (186,8) e a Universidade de Aveiro (185,2). Mas há mais cursos no topo, como Engenharia e Gestão Industrial, Arquitetura, Bioengenharia e Línguas e Relações Internacionais.
Lisboa com mais candidatos
A instituição de Ensino Superior mais presente no top 10 é a Universidade do Porto, com seis cursos no total. É também aquela com a mais elevada classificação média nos seus 56 cursos de licenciatura e mestrado integrado (165,5 valores), seguida da Universidade Nova de Lisboa com 160,8 pontos. A Universidade do Porto teve 7576 candidatos em primeira opção e 4635 foram colocados, sobrando 78 vagas para a 2.ª fase do CNAES deste ano.
No entanto, a instituição com mais estudantes interessados em ingressar na primeira opção foi a Universidade de Lisboa (9066), tendo sido ocupados 7348 lugares. Restam 122 vagas para a 2.ª fase.
Por outro lado, os cursos com as médias mais baixas - 95 valores - foram Enologia na Universidade de Évora; Ciência e Tecnologia dos Alimentos na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja; Gestão de Negócios Internacionais (curso europeu, lecionado em inglês) na Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança; e Secretariado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.